Review | Season Finale “Praimfaya”

(O texto a seguir contém SPOILER explicito, leia por sua conta e risco…)

MEU DEUUUUUUUSSSSSSSS, QUE FINAL FOI ESSE??!!

Chegamos mais uma vez ao final de temporada. Um momento que eu não desejo a ninguém, ter que esperar mais meio ano para a volta da sua série querida.

Para aqueles que esperavam o final terminar com a Clarke puxando uma alavanca, foram tombados. A série nos propôs um final completamente diferente de tudo que já vimos até então. O final focou no feito que Raven e os demais teriam que fazer para conseguirem ir ao espaço e não morrem pela radiação, mas nem tudo saiu como o esperado. Clarke que sempre fez de tudo por seu povo, mas nunca realmente se sacrificando por eles, nos surpreendeu, fazendo qualquer um que não a amava antes, ama-la finalmente.

E esses efeitos especiais perfeitos? The 100 vem evoluindo cada vez mais, e uma das provas é a alta qualidade em seus efeitos. A perfeita representação de praimfaya chegando, ou até mesmo a cena inesperada no final do episódio. Mas vamos do começo…

4x13 sneak peek

O episódio começou com uma cena muito linda da despedida dos irmãos Blake, é nesse momento que vemos que Octavia finalmente perdoou Bell. Octavia não está certa de ser a pessoa certa para comandar, mas sim Clarke ou Bellamy. Bellamy diz que eles não a escolheram apenas por ganhar uma luta, mas por ela ter os salvado. “Eu te amo irmãozão” diz Octavia, “eu te amo também O” diz Bellamy, mas antes que chegue a ela, a ligação foi cortada. “Que nos encontremos novamente”…

Clarke chega e Bellamy a diz que a ligação foi cortada e ela não poderá se despedir de sua mãe. E rola um dos momentos Bellarkes do episódio, os dois se abraçam enquanto Clarke chora. Murphy os chama.

5c2c41d9-0b48-43c2-a540-467072a4f04c

No bunker, Indra chega e avisa Octavia que está na hora, mas ela ainda não está pronta. Indra a conforta dizendo que o tempo do comandantes acabou, da chama, acabou… “Deixe-me ajuda-la” dia Indra mostrando o simbolo de Heda a Octavia. A duas saem da sala e O anuncia ao povo que eles são os que retaram da raça humana. “Não vou mentir para vocês. Os próximos 5 anos não serão fáceis. Haverão dias em que desejaremos estar lá fora, mas eu prometo a vocês, se nós ficarmos juntos, se somos Wonkru, então… das cinzas nós renasceremos”. O bunker começa a tremer, pois a radiação chegou…

391633fc-c49f-47c0-b500-c99fd6136bc5

Clarke e os demais, assistem Polis ser destruida pela radiação e a transmissão ser cortada. Raven tem seu momento de Eminem e começa falar coisa que é melhor eu nem explicar, porque duvido que vão entender, mas ela faz os cálculos e descobre que eles só tem 90 minutos para fazer o foguete sair do chão antes que a radiação o impeça de subir.

7a755b61-aee2-4847-ba2f-b7c20672aa07

Monty e Murphy vão até a torre do farol conseguir algo que irá ligar o oxigênio no espaço. Monty pergunta quanto tempo até o farol e Murphy satiriza “Ah, então você sabe falar. Fiquei me perguntando.”. Murphy pergunta qual motivo de Monty não gostar dele, ele responde com outra pergunta, “além de você tentar matar meu amigo porque eles estava atrapalhando seu sono depois de levar uma lança no peito?”, Murphy concorda que ele é um idiota e que Jasper realmente era muito forte e foi uma pena ele ter morrido como um covarde. Monty que sente muito a falta de Jasper se irritou e empurrou Murphy contra a parede, “8 pessoas sozinhas no espaço por 5 anos, e um deles será John Murphy. Eu deveria ter bebido o chá.”.

Eles chegam ao farol, e para conseguir desconectar o que eles precisam, Monty teve que tirar suas luvas pois elas o impedia de alcançar os cabos. Obviamente sua mão ficou toda queimada já que a radiação praticamente já estava ali.

b18e6cd2-00a0-4fc6-9849-b152c31115d6

Clarke e Bellamy estão conversando, ela acredita que algo acontecera consigo, por conta da visão de Raven do foguete se realizar, a da Abby também se realizaria. Bell não acredita nisso. Clarke diz que ele deve usar não só o coração, mas a cabeça também, ele diz que ele tem ela para isso, “a premonição da Raven se tornou realidade” – Clarke.

Deu problema no foguete e Raven desiste e perde as esperanças de que eles voaram. Nesse momento Raven se mostra muito abalada e culpada, diz que ela não é nada sozinha, mas Bellamy diz o contrario e que ela não precisa da ALIE na Arca para isso, (ele ta muito conselheiro ele). “Alie estava na Arca” diz Raven, e percebe que pode usar a mesma coisa que ALIE fez para ligar a Arca e conseguir o mesmo feito.

9f17dd50-fb93-4d0a-a9ec-f30037f49e3c

De volta a Monty e Murphy os dois estão levando o bagulho lá pra Raven kk, mas as mãos do Murphy estão muito feridas, e por conta da radiação que ele pegou, ele desmaiou. Sim parece que tudo da errado quando não pode dar, mereço… Murphy escolhe deixar Monty e segue sozinho com o aparelho, já que era muito importante para que eles sobrevivam…

Raven, Bellamy e Clarke saem para fora do laboratório e pelo primeira vez vemos a frente dele, meu Deus, que coisa linda. Murphy chega com o aparelho e Clarke tem 10 minutos pra ir até a torre do satélite ligar e voltar a tempo pro foguete, já que Bellamy teve que ir atrás do Monty junta com Murphy e Raven terminar de arrumar o foguete.

Monty acorda na mata e se levanta e tenta andar, mas não consegue. Bell e Murphy chegam e o ajudam, “A ele que recebe o abraço” – Murphy, “Voê escolheu a máquina?” – Monty, e antes que Murphy respondesse, ele o abraça “Eu não consigo te odiar ainda mais.”, esse episódio ta cheio das cenas fofas, assim nosso psicológico não funciona né @The100….

465289ad-a3fc-410b-9693-6a0fdefc6419

Clarke chega a Torre, e tenta ligar o negócio lá, mas não consegue de jeito nenhum. Ela tenta falar com Raven pelo rádio, mas ela não responde, eis que ela acha um jeito manual de ligar. “Raven, Bellamy… Se vocês podem me ouvir, não esperem.”. Clarke mostrou que sempre fará de tudo por seus amigos, desistindo até de sua vida para que eles possam viver, CLARKE EU TE VENERO, se você continua odiando ela depois desse momento, pode rever porque você viu errado…

Ela para em frente a escada, “My fight is over.” (Minha luta acabou), nesse momento minha alma acabou de despedaçar também, o tombo foi enorme nesse momento. Então ela começou subir.

3ba5a55d-6f3d-4e08-818a-a0d03e87bdcc

Bellamy e Murphy chegam com Monty ao laboratório e Bell pergunta de Clarke, Raven diz que ela deve estar a caminho. Ele também pergunta de Echo, que havia sumido a um tempo, e vai atrás dela. Ela está fazendo um ritual sla, para se matar, me lembrou muito aquela cena que o carinha vai em Mount Weather para explodir tudo, que ele pinta a cara e tals… Ela fez o mesmo, “Pela honra. Pela coragem. Pela minha linhagem. Pelo meu rei. Por meu clã.” fala Echo e leva a faca até seu estomago, Bellamy chega e diz se não era mais fácil ela ir para fora na radiação KKK piadista ele… Echo se mostra muito fragilizada e com medo do que poderia vir nesse episódio, mas Bellamy a convence que ela é muito forte, e mesmo ele não confiando nela, eles não conseguiram sem ela, “Além disso precisamos ejetar alguém para aliviar a carga” diz Bellamy, KKKKKKKKKKKKKKKKKK AI AI, (como falei antes, muito conselheiro ele), Raven chega “Seja o que for, termine. Dois minutos para o lançamento.” ai
Raven como eu te amo KKKK.

fec72d70-0ce1-45d3-8c83-ebba50b55f63

Clarke está subindo a torre e quase cai, quando vê Praimfaya se aproximando.

Bellamy fica de fora do foguete na esperança de que Clarke está chegando, mas eles não tem mais tempo “é agora ou nunca”, as portas da sala do foguete se fecham em seguida a do foguete. “É o que Clarke gostaria que fizéssemos.” então Raven lança o foguete.

c29b4499-a959-4674-8699-873d896b47ed

Clarke vê o foguete subindo, e não tem como se sentir mal com essa cena, imaginar quantas mil coisas se passaram em sua cabeça nesse momento, pensar que aquele é o seu fim, mas ela continua subindo.

465289ad-a3fc-410b-9693-6a0fdefc6419

No foguete eles atravessam a atmosfera terrestre e começam a flutuar e o corpo do foguete se desconecta da capsula que eles estão. Raven começa se preparar para ir até a Arca e abrir a porta manualmente.

57ade893-624c-4288-b8ed-957ba790cd8c

Clarke chega ao topo da torre e começa mover o satélite até que ele esteja na posição certa para que a Arca ascenda. O aparelho apita e fica verde, mas logo apaga e Clarke arranca e joga longe acreditando não ter conseguido. Na capsula eles estão quase sem tempo quando veem a Arca acesa então Raven abre o portão e volta para a capsula.

d81d4674-ce50-4cbc-aa98-3e451216fb56

Clarke desce da torre e acaba caindo e abre um buraco no vidro de seu capacete, ela se levanta e começa correr da radiação que está bem atrás dela. Ela consegue chegar no laboratório e seu rosto está todo queimado e ela desmaia por conta da alta radiação que pegou.

Na Arca eles conseguem entrar, mas seu oxigênio já está no limite. Raven que teve que usar mais, pois saiu de dentro da capsula, esta com menos, assim eles tiveram que dividir o oxigênio enquanto Monty começa montar o aparelho para o ar na Arca voltar. Todos começam apagar por falta de ar, mas Bellamy foi um dos últimos e com algumas palavras finais do Monty ativou o ar. Ficaram alguns segundos apagados, mas acordaram quando conseguiram respirar.

Mais uma cena marcante no episódio, quando Bellamy entra numa sala e encontra a garrafa que Jaha toma antes de descer para a Terra, Raven chegou e os dois começam observar o planeta todo irradiado.

“Ela nos salvou de novo… Acha que podemos fazer isso sem ela?” – Raven

“Se não fizermos, ela morrerá em vão, e eu não vou deixar isso acontecer. Está comigo?” – Bellamy

“Sempre.” – Raven

AAAAAAAAAAA THE 100 QUER ACABAR COM A GENTE MESMO

6 anos e 7 dias depois

5 temporada jason

MINHA CLARKE TA VIVAAAAA, ela abre os olhos linda, formosa, cabelo novo e a câmera vai se afastando lentamente e o sorriso no rostinho dela AAAAAA.

Ela desce de cima do capo do jipe, pega um rádio e uma mini satélite (ou sabe la Deus como se chama isso) e vai até mais na frente e senta num tronco.

“Aqui vamos nós novamente… Bellamy, se você puder me ouvir, você está vivo. Foram 2119 dias desde Praimfaya. Eu não sei porque eu ainda faço isso todos os dias. Talvez seja a minha maneira de permanecer lúcida, não esquecendo quem eu sou… quem eu era. Já faz mais de um ano que está seguro pra descerem, agora. Por que você não vem? O Bunker está sem contato, também. Tentei escavar eles por um tempo, mas… havia muitos escombros. Eu não fiz contato com eles, também. Enfim, ainda tenho esperança. Diga a Raven para apontar pra única mancha verde, e você vai me encontrar. O restante do planeta, pelo que vi… está basicamente um porre, então… *barulho do céu* Não importa. Eu vejo você.”

MANOOOOOOOO CHOREI JURO, TO REVENDO O EPISÓDIO PARA FAZER ESSA REVIEW E CHOREI DE NOVO. Impressionante, como essa nova Clarke passa exatamente o que o momento pede, o corte de cabelo, as roupas, o jeito de falar, Eliza fez um ótimo trabalho.

64a49be4-d85b-463b-aadb-e00d812c7220

Clarke corre até o carro e acorda uma menininha, “Ei minha pequena Natblida…”, ela se chama Maddie, e não, NÃO É FILHA DA CLARKE, ela é uma possuí o sangue da noite, mas logo explicaremos certinho em uma nova matéria. Ela acorda e ouve o barulho da nave descendo, então ela corre ver, “Eu pensei que disse que era uma pequena nave.” diz Maddie, então Clarke sai de trás do jipe e vai ver.

5 t quem é o povo da nave 0

Clarke vê que não é a mesma nave que eles haviam ido ao espaço, então ela pede para Maddie ir pegar seu rifle. Com o negocio de ver a distância quem tem no rifle (não sei o nome sorry), ela vê que está escrito “Prisoner Transport” (transporte de prisioneiros), Maddie começa gritar avisando que elas estão ali, mas Clarke a puxa para baixo e fala para ela e manda ela voltar pro jipe, tirar sabe lá Deus o que, ou quem de vista e carregar as armas. O episódio acaba com Clarke olhando a nave descer. Não entendeu nada sobre essa nave? Leia a matéria que explicamos o que poderia ser AQUI

cc757a80-8c2b-4ce8-955d-6e86fa97afe2

MELHOR FINAL SIM OU CLARO? OBVIOOOOOOOOOOOOO, diferente de tudo que já vimos na série e deixando aquele enorme gostinho de quero mais. Confesso que o Jason (produtor da série) foi brilhante em fazer isso, além de criar um mar de possibilidades e histórias para a série, predeu todos os fãs para voltarem e verem a 5ª Temporada. Sem palavras para demonstrar o quão bom foi esse fim. Ficamos apenas com…

May we meet again.

A 5ª Temporada de The 100 estréia em 2018 no canal CW.

 

Relacionados