The 100 Review: 5×09 “Sic Semper Tyrannis”

A frase “game changer” foi lançada algumas vezes nessa temporada de The 100, mas nenhum outro episódio se encaixa nesse manto mais do que “Sic Semper Tyrannis”.

A escritora Miranda Kwok fez com que uma única hora da televisão parecesse o dobro do tempo e, como se ela fosse rápida demais, preenche o episódio com reviravoltas, escolhas, traições e revelações emocionantes. É quase como se The 100  Season 5 Episode 9, “Sic Semper Tyrannis” fosse dois episódios completos dentro de um.

Vamos começar por um assunto que eu adoro, mais conhecido como Bellamy e Clarke ou HEAD and HEART para os intimos.

O relacionamento de Bellamy e Clarke é um dos pilares da série, quem eles são como indivíduos, líderes e parceiros é uma das principais histórias do show. Mas parte do que os tornam tão fascinantes são as falhas e complexidades dentro de cada um deles, e como trazem elas para esse relacionamento.

tumblr_pbonseBQvs1vo71tqo3_540

 

 

 

 

 

Sic Semper Tyrannis” destaca as diferenças em quem Bellamy e Clarke são como indivíduos, após 6 anos separados e como isso nós leva a choques em suas escolhas de liderança.

Separadamente, Bellamy e Clarke são ambos líderes decentes, cada um comete erros compreensíveis, mas ambos quase sempre têm as melhores intenções e o desejo de fazer o bem. Juntos, quando eles estão na mesma página, quando eles se comunicam claramente, Bellamy e Clarke podem mover montanhas (literalmente, apenas re-assistir a segunda temporada).

Mas o problema é que Bellamy e Clarke costumam ter muita dificuldade em realmente ouvir um ao outro e após serem separados por 6 anos, esse problema fica um pouco, quer dizer, muito maior.

Esta falha em comunicar não é nova, na verdade, tem sido um ponto importante de conflito em quase todas as temporadas do show. Tanto Bellamy quanto Clarke costumam ser tão consumidos com a crença de que seu caminho é o único caminho, que eles são incapazes de ouvir qualquer coisa que o outro tenha a dizer em oposição.

Uma das melhores coisas sobre  The 100 é que raramente alguém está completamente certo ou completamente errado

Bellamy: Seis anos atrás, você tentou forçar a chama em Luna, você estava disposto a colocá-lo em sua própria cabeça para evitar uma guerra sobre este bunker. Como isso é diferente?

Clarke: Madi é uma criança, essa é a diferença!

Bellamy tem um ponto, no passado, Clarke provavelmente teria feito a mesma coisa. E talvez, se fosse alguma outra criança além de Madi, ela concordaria com ele agora.

Mas o amor de uma mãe por seu filho excede toda a lógica, como Clarke sabe, tanto de testemunhar o quanto Abby foi para ela, e agora sabendo que ela faria o mesmo por Madi.

Os gritos de Clarke para Bellamy deixá-la ir e não machucar Madi, são uma resposta direta e de tirar o fôlego para Bellamy, ele não queria fazer isso, ele sabia que ela nunca iria perdoa-lo se ele fizesse, porém ele achava que estava fazendo a coisa certa para salvar sua nova família e acabar com a guerra.

O relacionamento de Bellamy e Clarke é semelhante ao relacionamento romântico de Murphy e Emori, na medida em que só existiu em uma época de guerra. Esses dois nunca chegaram a se conhecer fora de um tempo em que não estavam lutando por suas vidas.

“Tem que haver outro jeito” é um dos motivos mais repetidos da série e, normalmente, Clarke é uma das melhores pessoas para encontrar essa outra opção. A recusa de Bellamy em trabalhar com ela deixa os dois sem o resultado que queriam, o fim da guerra e a segurança das pessoas que amam.

No fundo, Bellamy e Clarke têm a capacidade de entender uns aos outros porque muitas vezes querem coisas semelhantes, o que talvez seja porque no passado o perdão se tornou relativamente fácil para eles. Mas isso é uma traição que provavelmente levará um pouco mais de tempo para curar do que as transgressões passadas.

O amor da família sempre foi uma das pedras angulares de The 100, mas a 5ª temporada o usou para ancorar o show de uma forma que faz com que cada escolha seja, ¨tenho que salvar minha família¨,do que nunca. Em “Sic Semper Tyrannis” Bellamy escolheu sua família sobre a da Clarke e Clarke escolheu sua família sobre a do Bellamy.

-Bellamy: Sinto muito, Clarke. Echo, Raven, Murphy e Emori são minha família. Está acontecendo.

Quem você se torna para sobreviver é uma pergunta convincente que o show fez várias vezes. Mas a questão que motiva a 5ª temporada é quem você se torna para proteger as pessoas que ama, e eu, pelo menos, sou cativado por cada minuto dela.

 

 

OUTROS PENSAMENTOS:

  • Vinson se tornou o canibal de Schrodinger. Eu amo que ele é basicamente o criminoso de estimação de Abby agora, mas o que acontece quando o monstro aparece?
  • Tão feliz quanto estou por ver Raven finalmente ter algum amor de um cara legal, esse romance parece um pouco rápido para mim. Eu quero estar mais nisso porque eu amo os dois, mas por enquanto parece um truque.
  • Eu entendo que Miller é um fanático e tudo, mas também ele pode gostar de frio por um segundo?
  • O QUE O INFERNO ACONTECEU NO DARK YEAR ??? O que você acha?
  • Murphy começou “um incêndio”, dando início aos tumultos, e Kane passou por ele procurando por Abby. Eu amo um homem que adere à sua palavra. Caras que a reunião de Kabby vai estar fora das paradas cheias de emoção.
  • Echo tentando encontrar o equilíbrio entre as habilidades da pessoa que ela costumava ser e as prioridades da pessoa que ela é agora é fascinante de assistir.
  • O que McCreary vai fazer com Abby para que ela cumpra? E como ela vai lutar contra ele?
  • Eu já disse a vocês o quanto eu amo Mama Bear Clarke? Porque eu realmente amo a Mama Bear Clarke.

Aproveite e clique aqui para assistir “Sic Semper Tyrannis”  Legendado Online

Assistir The 100 05x09 Legendado Online

Relacionados